Na hora de transmitir mensagens, as técnicas audiovisuais contribuem para repassá-las da forma mais convincente possível. Entre os recursos da linguagem cinematográfica, estão os tipos de planos de câmera, extremamente importantes para garantir sucesso na reação do espectador.
Mais do que questão estética, os planos cinematográficos ajudam a reforçar as situações narradas no vídeo. Isso, porque dependendo do enquadramento utilizado, quem estiver assistindo será impactado de maneiras diferentes.
Por essa razão, no artigo dessa semana vamos falar sobre a importância de cada plano cinematográfico na narrativa audiovisual. Continue a leitura!
O que são planos de câmera no audiovisual?
Os planos de filmagem são aspectos essenciais na produção audiovisual, porque cada tipo é capaz de despertar uma sensação específica no público. Quando bem combinados, os planos, enquadramentos e movimentos de câmera, são capazes de enfatizar emoções únicas de cada cena.
Em geral, os planos mais abertos ajudam a ambientar a história, enquanto os planos fechados são mais expressivos.
A função de cada plano de câmera
Como dissemos, a escolha dos enquadramentos define como o público será impactado, portanto, é necessário estar atento para utilizá-los de forma correta e atingir os objetivos propostos.
Plano geral
No plano geral - ou aberto - é apresentada uma visão panorâmica do ambiente em que a história discorre. O personagem está presente na tela, mas ocupa um espaço pequeno e aparenta estar distante. A principal função do plano geral, é situar o espectador quanto ao ambiente da história.
Exemplo:
Produção para o Supper Rissul, produzida pela Recstory
Plano médio
O plano médio, por sua vez, apesar de ainda mostrar bastante o ambiente, começa a se aproximar do personagem, mostrando-o inteiramente na tela. Dessa forma, o plano médio expõe uma relação do protagonista com o local da cena.
Exemplo:
Produção para a CarHouse, produzida pela Recstory
Plano americano
O plano americano apresenta o personagem a partir da altura dos joelhos, ou das coxas - para um plano americano curto -. Objetiva fazer o público começar a esboçar sensações, ainda em um plano mais aberto.
Exemplo:
Produção para a Bettanin, produzida pela Recstory
Meio primeiro plano
A partir do meio primeiro plano, o personagem é apresentado com mais foco. Este, em específico, é o plano mais utilizado em obras audiovisuais. Ele mostra o personagem aproximadamente da cintura para cima, mantendo o entorno visível. Um meio primeiro plano pode ser usado para cenas de diálogo.
Exemplo:
Produção para a Paraflu, produzida pela Recstory
Primeiro plano (ou close-up)
Outro clássico entre os planos cinematográficos, é o primeiro plano - ou close-up -. Este plano enquadra o personagem da altura do peito, ou ombros, para cima. Como a câmera fica bastante próxima do rosto do protagonista, o foco se torna as expressões e sentimentos do personagem.
Exemplo:
Produção para o Supper Rissul, produzida pela Recstory
Primeiríssimo plano
Para revelar as emoções de uma pessoa, o primeiríssimo plano fecha o rosto do protagonista na câmera, de modo que muito pouco do ambiente seja visto. É indicado para momentos importantes ou nostálgicas de uma obra audiovisual.
Exemplo:
Produção para a Conforto, produzida pela Recstory
Plano detalhe
O plano detalhe é utilizado para enfatizar um objeto ou até mesmo um olhar. Extremamente próximo ao personagem ou objeto, geralmente, este plano serve para prender a atenção do público para algum acontecimento posterior à cena.
Exemplo:
Produção para a Rossi, produzida pela Recstory
Plano sequência
O plano sequência é conhecido por transmitir uma ideia de continuidade para um vídeo ou filme. Sua principal característica é a gravação contínua sem cortes aparentes.
Exemplo:
Produção do filme "Resgate"
Como você viu neste artigo, os enquadramentos favorecem, e muito, uma produção audiovisual. O enquadramento correto é capaz de narrar a história de um jeito diferente e gerar determinadas sensações no público.
Aqui, na produtora de vídeo Recstory, de Novo Hamburgo/RS, nós apostamos em vídeos para fazer a sua empresa crescer e ter um diferencial na hora de se comunicar com o público, seja ele consumidor ou colaborador.
Atendemos o mercado empresarial e publicitário desde 2013, com demandas desde a produção de vídeo, filmagens com drone e animação.
Veja nosso portfólio.