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Para que serve o briefing no audiovisual? - Recstory



Se você já acompanhou algum de nossos conteúdos, provavelmente deve ter passado os olhos nessa palavra: briefing. O briefing é um documento extremamente importante dentro do mercado audiovisual e da comunicação.


Traduzido do inglês, brief significa “resumo”, portanto, o documento reúne de forma breve todos os aspectos relevantes para a produção de um projeto, nesse caso, de um vídeo.


Mas o que ele engloba? O que é essencial informar nesse documento? E o principal: o que é briefing? No artigo dessa semana, vamos tirar todas as dúvidas e explicar para que serve o briefing no audiovisual.


 

O que é briefing?


briefing

1. Ato de transmitir informações básicas, instruções, normas etc., elaborado de forma concisa, para orientar a execução de um determinado trabalho.

Fonte: Michaelis On-line


O briefing é um documento muito importante nas primeiras etapas de uma produção audiovisual. Ele carrega todas as informações que serão necessárias para orientar e alinhar todo o planejamento até a execução do projeto.


Por ser o ponto de partida de uma produção, todos os elementos que são relevantes e que devem ser evidenciados ou apresentados, precisam estar no briefing. É justamente através dessas informações que a equipe consegue visualizar o que será primordial para rodar o projeto.


É através desse documento que o orçamento de produção é estipulado. E por esse motivo, é tão importante apresentar toda e qualquer informação que seja pertinente para definir a verba necessária para o seu vídeo.


A importância do briefing está intimamente ligada à otimização e fluidez de uma produção. Um bom documento é capaz de tornar o projeto muito mais eficaz, pois facilita a criação do roteiro e ajuda os profissionais na hora da filmagem, além de servir de apoio para a edição.


O briefing na prática


Como o briefing é responsável por conduzir todo um projeto e alinhar as expectativas que o cliente tem com aquele vídeo, é fundamental que ele esteja bem completo e seja compreensível para todos.


Para isso, defina a ideia do vídeo, a história que você deseja contar e qual mensagem quer transmitir através dela, onde está planejando veicular o material, se tem alguma referência (seja de visual, apelo, trilha sonora) e estimativa de orçamento.


Também é de suma importância identificar quem deverá ser impactado com o conteúdo, isto é, qual é o público-alvo do vídeo. Você pode aproveitar e sugerir ou apontar informações que serão valiosas para o roteiro do vídeo.


Alguns briefings podem, ainda, levantar informações a respeito da quantidade de diárias , o tipo de locução mais adequada para encaixar com a ideia do vídeo ou o tom da empresa, e mais: o problema que o vídeo deve resolver, ou seja, o que motivou a empresa a produzir o conteúdo.


Certos projetos estão envoltos em algumas obrigatoriedades e/ou limitações. Significa dizer que há tópicos que devem, obrigatoriamente, aparecer no vídeo ou limitações quanto à verba ou duração do vídeo, por exemplo.


Atente-se: não importa o formato de briefing que será seguido, se você vai entregar todas as informações em uma reunião ou em um documento de texto: o importante é não deixar essa etapa de lado.


O briefing vem antes de tudo, antes até mesmo do orçamento. É com o apoio desse documento que a produtora colhe as informações para montar o orçamento. Depois, cria-se o roteiro, e assim, vai determina-se como será a produção.


 

Um briefing claro, objetivo e eficiente auxilia muito na hora de produzir os vídeos da sua empresa. O documento serve como norte tanto para o cliente, que consegue visualizar melhor como o projeto irá fluir, quanto para a produtora, que otimiza o tempo de produção enquanto fica por dentro dos objetivos do seu cliente.


E para ajudar o seu negócio em todo o processo de pré-produção até chegar à edição, você pode contar com a equipe da Recstory! O nosso time de profissionais têm mais de 15 anos de experiência em audiovisual para produzir as melhores soluções em vídeo para o mercado publicitário e corporativo.


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