Os gatilhos mentais, dentro do marketing, funcionam como um facilitador no momento da tomada de decisão. Eles não fazem o trabalho de convencimento sozinhos, mas ajudam a remover as dúvidas e objeções da audiência.
E esses gatilhos não precisam ser ativados apenas em vídeos comerciais ou com característica de venda, eles funcionam mesmo em materiais com foco em conteúdo, mais didáticos ou explicativos. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Acompanhe esse artigo para conferir os principais gatilhos mentais para usar em vídeos de conteúdo.
Quando utilizamos os gatilhos mentais para levar o cliente a tomar uma decisão de compra, por exemplo, nos apropriamos de ferramentas que o convençam racionalmente e transmitam confiança. Seja através de depoimentos, demonstrações e vídeos explicativos.
Os vídeos de conteúdo, por sua vez, buscam gerar valor e trazer alguma espécie de conhecimento para seus clientes atuais ou em potencial. Eles podem apresentar e abordar um produto ou serviço com foco em relevância de conteúdo e não em vendas.
Os principais gatilhos mentais para usar em vídeos de conteúdo
Agora que você já sabe como os gatilhos mentais funcionam quando utilizados em vídeos de conteúdo, nós vamos aprofundar um pouco mais o assunto e trazer os principais gatilhos para você utilizar nos seus vídeos.
1) Autoridade
Quando a sua empresa produz um conteúdo que agrega valor e é relevante para a audiência, ela passa a considerar seu negócio como uma autoridade no segmento e nos assuntos que aborda.
E quando isso acontece, mesmo em casos de vídeos de conteúdo, você cria uma relação com o consumidor e se torna a primeira empresa a ser lembrada quando ele pensar ou necessitar dos produtos e serviços de seu segmento.
Vídeo de conteúdo para a Kisafix, produzido pela Recstory
2) História
Identificação também é algo que gera conexão e é capaz de trazer todos os valores que servem de alicerce para a empresa. São as histórias que passam de geração em geração e podem servir de inspiração para o público.
Esse é um gatilho que causa empatia, aproximação e consegue apresentar como o negócio começou, onde, quais foram os grandes personagens dessa história e tudo isso pode ser construído através do storytelling.
Vídeo para a Rossi Airguns Airsoft, produzido pela Recstory
3) Prova social
A grande maioria das pessoas, apoia as suas decisões com base na experiência de outras pessoas ou mesmo através de informações a respeito do desempenho de um produto ou funcionamento de um serviço.
E você pode utilizar tanto as experiências de consumidores da marca, quanto a dos colaboradores que estiveram ou ainda estão na corporação e assim criar um ciclo de satisfação. Isso é válido para vídeos de depoimento, reviews, avaliações e cases.
Vídeo de conteúdo para a Toyota CarHouse, produzido pela Recstory
4) Familiaridade
Quando você conhece o público que acompanha sua marca e sabe quais são os pensamentos e visões que possuem em comum, é possível utilizar essas familiaridades em vídeos de conteúdo.
Apoiar causas em comum, por exemplo, traz os ideais e os valores da empresa para próximo da sua audiência, aproximando-os e reforçando essas afinidades que são tão valiosas.
Vídeo de conteúdo para o Rissul, produzido pela Recstory
5) Especificidade
Ser específico é a chave para um bom conteúdo. A especificidade está diretamente ligada com as informações bem selecionadas e que realmente sejam relevantes para a audiência.
Se você escolher falar sobre um produto em específico, escolha fazer explicações detalhadas, traga o uso correto e formas de aplicação. Se o vídeo fizer desvios ou complicar o entendimento, poderá ficar longo e cansativo.
Vídeo de conteúdo para a Kisafix, produzido pela Recstory
Ficou com vontade de produzir os vídeos da sua empresa?
Agora que você já sabe como os gatilhos mentais podem contribuir com a sua estratégia de vídeo marketing, chame nossa equipe e vamos produzir!
A Recstory atende o mercado corporativo e publicitário, ao lado de profissionais com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, produzindo conteúdos criativos e de qualidade, pensando no seu negócio. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!
Comments