Uma gestão de sucesso pode englobar diversos atributos. Mas sem dúvidas, o principal deles é o engajamento dos colaboradores - e uma circulação efetiva das informações internas. E tanto para engajar, quanto para transmitir mensagens, os vídeos são ótimas possibilidades a serem exploradas.
Estamos vivendo a era dos vídeos há algum tempo, e essa estratégia não abraça somente o mercado publicitário e de entretenimento, mas o meio corporativo também. Informativos, mensagens motivacionais, de integração e até treinamentos hoje são feitos através de conteúdos mais dinâmicos.
79% dos profissionais disseram que suas empresas pretendiam usar vídeo para comunicação interna nos próximos anos.
Fonte: Workforce
Hoje nós vamos te apresentar o audiovisual como ferramenta de comunicação para endomarketing, então não deixe de acompanhar a leitura desse artigo!
Na introdução desse artigo, nós usamos uma estatística confirmando o sucesso no uso de vídeos para comunicação interna. E o número não surge à toa: você sabia que, de acordo com a Forrester Research, os funcionários de uma empresa são 75% mais propensos a assistir a um vídeo do que ler textos ou outros materiais?
Que os vídeos são os queridinhos do público, não é novidade. Mas eles também fazem sucesso entre os colaboradores. Mais dinâmicos, diretos e atrativos, os vídeos podem (e devem) estar presentes nas estratégias de endomarketing e até para o RH das empresas.
Uma pesquisa feita com profissionais de RH revelou que 59% das empresas aumentaram o uso do vídeo nos últimos anos.
Fonte: Workforce
Se um profissional não se sentir totalmente engajado durante um treinamento comum ou não compreender perfeitamente um comando e/ou a operação de um equipamento, pode colocar em risco sua segurança e de seus colegas.
Ainda sobre os vídeos de treinamento, você sabia que eles ajudam a reduzir os custos que a sua empresa pode ter durante esse processo? Isso acontece, porque ao invés de assumir despesas com deslocamento, se você tiver várias filiais, e encarregar profissionais e gestores, é possível enviar um mesmo conteúdo para diferentes sedes e ainda assim, garantir um conteúdo padronizado e de qualidade. Se você quiser saber mais sobre vídeo treinamento, leia este artigo.
Ou seja, algumas informações são fundamentais para garantir o sucesso de uma gestão. E isso vai desde a integração de novos funcionários, até a apresentação de um novo produto para várias filiais. A comunicação interna é crucial para as empresas.
Produção de vídeos para o endomarketing e RH das empresas
Outra forma de trazer o novo colaborador para o universo da empresa, é através da produção de vídeos de integração. Esses conteúdos não só podem ser utilizados como forma de dar as boas-vindas para o profissional, trazendo a sensação de pertencimento, como também para reforçar a mensagem da empresa: quem ela é, quais são suas regras e condutas, a sua missão e até alguns objetivos.
De que forma os vídeos podem reforçar o endomarketing?
Os conteúdos audiovisuais são carregados de objetivos: vender, educar, engajar, informar, entreter e acima de tudo, ajudar na comunicação interna de uma empresa.
É possível explorar essa estratégia em conteúdos institucionais, motivacionais, de treinamento, integração, comunicados, depoimentos, conquistas e celebrações da corporação, dicas de saúde e bem-estar do colaborador e reforçar os cuidados relacionados à segurança no trabalho.
38,1% dos vídeos produzidos por empresas têm foco no treinamento de funcionários e educação corporativa.
Fonte: Web Marketing Vídeo
Uma outra forma eficiente, é adotar vídeos para TV corporativa. Que nada mais é, do que um canal interno para transmitir informações da empresa. Vale reforçar a missão, visão e valores, detalhar os objetivos, as metas e os resultados de um determinado período, campanhas sociais ou educacionais e demais comunicados internos.
Como você viu ao longo desse artigo, os vídeos para endomarketing e RH são importantíssimos e extremamente vantajosos para as empresas. Sem contar que podem ser explorados nas suas mais variadas possibilidades, garantindo conteúdos inovadores para seus colaboradores.
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