Se tem uma característica que acompanha a Paraflu desde o início da sua trajetória, é a tecnologia. A empresa dispõe de recursos de ponta para garantir excelência ao mercado automotivo. E você pode conferir tudo isso no novo vídeo institucional da empresa.
Com uma relação já estabelecida anteriormente, a Paraflu confiou mais uma vez à Recstory a missão de rodar esse projeto, mas dessa vez com um novo desafio: seriam dois vídeos, para duas marcas e com propostas diferentes.
Quer saber como tudo aconteceu e como a equipe lidou com essa responsabilidade? Continue a leitura do artigo a seguir. Spoiler: os resultados ficaram incríveis!
Paraflu e DNK
Presente no mercado de arrefecimento há mais de 50 anos, a Paraflu dispõe de um vasto catálogo de produtos para todos os tipos de motores automotivos. Consolidando sua trajetória construída em São Sebastião do Caí/RS, a empresa tem o comprometimento em seu DNA. E foi com esse atributo que a Paraflu se tornou a marca de aditivos para radiadores mais comprada pelos mecânicos brasileiros.
Filme institucional da Paraflu, produzido pela Recstory
Ficha técnica:
Direção: Matheus Fighera
Direção de fotografia: Guilherme Spohr
Assistentes: Rafael Ceratti e Rafael Santos
Direção de produção: Mauricio Brenner
Montagem e finalização: Matheus Fighera
Áudio: Todovido
A DNK Automotive é uma empresa que desfruta da sua jovialidade e ousadia para oferecer ao mercado produtos inovadores e tecnológicos, capazes de entregar performances extremamente superiores. Em sua essência, a DNK carrega a paixão por carros e por essa razão, presa por produtos de qualidade para motores.
Filme institucional da DNK, produzido pela Recstory
Ficha técnica:
Direção: Matheus Fighera
Direção de fotografia: Guilherme Spohr
Assistentes: Rafael Ceratti e Rafael Santos
Direção de produção: Mauricio Brenner
Montagem e finalização: Matheus Fighera
Áudio: Todovido
Por dentro da produção
A produção dos vídeos institucionais contou com uma equipe completa, envolvendo diretor de cena, diretor de fotografia e produção, assistentes, montagem e finalização, além de uma produtora de áudio para desenvolver a locução.
Para levantar os detalhes do projeto, entrevistamos 3 profissionais que estiveram comprometidos no processo: Matheus Fighera (diretor de cena, montagem e finalização), Guilherme Spohr (diretor de fotografia) e Leonardo Beck da Silva (marketing da Paraflu).
A etapa de pré-produção envolveu uma extensa pesquisa de referências que abrangeu desde a escolha de cores, passando pela montagem e chegando aos depoimentos. Como o foco central era transmitir tecnologia, buscou-se inspirações em vídeos com o mesmo tema.
Séries documentais também serviram como base para a produção, principalmente a forma como os depoimentos são evidenciados, já que utilizam planos abertos e quebram o eixo para efeitos mais dramáticos, ressalta Matheus Fighera.
O profissional também relembra que storyboard serviu como suporte essencial na produção:
[...] assim toda a equipe sabia dos planos que precisávamos para poder passar a mensagem que queríamos.
Matheus Fighera, diretor de cena
Para abordar os detalhes da produção, é importante iniciar com uma informação: os dois vídeos institucionais foram produzidos em 2 diárias de filmagens na sede da empresa em São Sebastião do Caí, isto é, a captação das imagens para as duas marcas, Paraflu e DNK, ocorreram simultaneamente. E por unanimidade, esse foi o principal desafio enfrentado pela equipe de filmagem.
O que os difere é o objetivo de cada vídeo: enquanto o filme da Paraflu estava focado em apresentar a empresa, o vídeo da DNK buscava mostrar os produtos. Leonardo Beck da Silva completa:
Nosso principal objetivo com os vídeos institucionais das empresas Paraflu e DNK Automotive era mostrar nossa linha de produção. Na Paraflu buscamos mostrar o tamanho da empresa com imagens feitas com o drone, a tecnologia do nosso processo de produção, além das pessoas. Na DNK Automotive, o objetivo foi mostrar principalmente a tecnologia da elaboração dos produtos em laboratório e também na linha de produção.
Leonardo Beck, marketing da Paraflu
Por se tratar de uma produção paralela, a missão foi garantir que houvessem cenas suficientes para integrar os dois vídeos, segundo Matheus Fighera. Ao mesmo tempo, a equipe precisou "diferenciar as duas marcas que compartilham a mesma estrutura", complementa Matheus.
Sobre isso, Guilherme Spohr reforça a importância dos elementos que diferenciam as duas empresas. Para isso, a equipe utilizou uma contraluz em tons de azul e lilás em cada produção para reforçar a atmosfera tecnológica presente nas marcas.
Nós trouxemos uma luz um pouco diferente [...]. Sempre entrando uma contraluz justamente para dar um banho na lente e assim conseguir transmitir o briefing nas imagens.
Guilherme Spohr, diretor de fotografia
Devido a todo o empenho e cuidado que os profissionais de filmagem tiveram para chegar ao melhor resultado, o desafio foi totalmente recompensador. Parte disso ficou nítido para Leonardo Beck, que afirma:
[...] a equipe estava bem composta com todo o material para as gravações, além dos profissionais competentes para captar as melhores imagens. Todos bem prestativos aos nossos pedidos.
Leonardo Beck, marketing da Paraflu
Bastidores das produções dos vídeos institucionais da Paraflu e DNK
Outro grande desafio apontado por Guilherme Spohr, foi captar depoimentos dos colaboradores em um ambiente industrial em pleno funcionamento, já que a ideia presente no briefing era justamente apresentar a estrutura automatizada da empresa e sua grandiosidade.
Como se tratavam de empresas que carregam a tecnologia como característica primária, buscou-se trazer um olhar moderno. Em conjunto, os diretores de cena e fotografia exploraram cores distintas para representar cada vídeo e também enquadramentos:
[...] que transmitissem a grandiosidade e o profissionalismo da empresa, tanto nas cenas captadas do dia a dia como na captação de depoimentos em que utilizamos quadros bem abertos.
Matheus Fighera, diretor de cena
A direção de fotografia também estava engajada em tornar as imagens da fábrica menos rústicas, mais agradáveis e harmoniosas, e, ao mesmo tempo, transmitir a cultura da empresa, o sentimento de cada funcionário, o que o inspira diariamente.
Acho que isso é sempre muito legal, quando a gente consegue realmente parar a fábrica e colocar a pessoa no centro dela, no centro do escritório [...]. É muito bom quando a gente consegue trazer as pessoas para dentro do seu próprio trabalho. E mostrar esse espaço para o cliente final [...] visualizar a estrutura. Isso é uma coisa que, com certeza, chama muita atenção, [...] traz autoridade, traz a confiança que o cliente pode ter na Paraflu e na DNK.
Guilherme Spohr, diretor de fotografia
O processo de pós-produção
O processo de pós-produção dos vídeos foi fundamental para criar uma atmosfera tecnológica que combinasse com as imagens capturadas. Como o cliente buscava realçar a tecnologia do processo de fabricação dos produtos em laboratório e também na linha de produção da empresa como um todo, nossa equipe deu preferência pelos tons em azul e lilás, que remetem justamente à tecnologia.
Frames capturados dos vídeos da Paraflu e DNK, respectivamente
O tratamento de cor também foi essencial para entregar propostas e tons diferentes para cada empresa: ciano para o Paraflu e lilás para a DNK, explica Matheus Fighera. Buscou-se realçar as cores presentes em cada marca, reforçando essa atmosfera tecnológica.
Apesar da quantidade de informações técnicas presentes nos vídeos, busquei trazer ritmo e dinamismo utilizando recortes rápidos, principalmente nas cenas em que vemos as máquinas automatizadas funcionando.
Matheus Fighera, montagem e finalização
Todo esse clima enérgico se faz presente também na trilha sonora, onde há trocas estratégicas em pontos cruciais nos dois vídeos.
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