Foi-se o tempo em que as empresas produziam vídeos apenas para vender ou apresentar o negócio. Hoje em dia, se tornou muito mais comum ver os vídeos como ferramenta para agregar valor, construir uma relação com os clientes e fortalecer a marca.
E se falamos em conteúdos que ajudam a promover a marca, a posicioná-la e ainda auxiliam na imagem, é impossível não lembrar das estratégias de branding, não é?
Nesse artigo, nós vamos abordar algumas formas de usar vídeos na estratégia de branding das empresas. Não deixe de acompanhar até o final!
As técnicas de storytelling estão sendo cada vez mais utilizadas dentro da estratégia de branding. Isso porque ajudam a construir relacionamento, agregar valor, reforçar e expandir o conceito de marca e ainda fortalecê-la.
E o que é melhor do que os vídeos para contar histórias?
Eles são essenciais para quem busca impactar, gerar uma conexão emocional e ter sucesso na gestão de marca.
O que é branding?
De maneira geral, o branding está associado à gestão de uma marca, às ações e estratégias que vão ajudá-la a se tornar mais querida e reconhecida, de acordo com seu posicionamento, valores e propósito.
E o mais importante: ele busca despertar sensações e criar conexões que são fundamentais para que o nome da empresa fique na mente do consumidor e faça com que ele escolha sua marca em um momento de decisão.
Qual a relação com o storytelling?
Por se tratar de uma técnica que visa contar histórias, o storytelling é uma ferramenta de auxílio para o branding. Assim, podemos dizer que uma gestão de marca eficaz, aliada a uma história bem contada, é capaz de criar uma estratégia de marketing mais atrativa.
Tanto é, que o termo Brand Storytelling já é conhecido e remete-se à narrativa de uma marca. E busca, justamente, envolver e despertar emoções que conectam a audiência ao negócio e seus produtos ou serviços.
E como usar vídeos na estratégia de branding?
A boa notícia é que não se tratam de conteúdos mirabolantes: através de criatividade e uma boa narrativa, sua empresa consegue gerar valor e conexão com a audiência, usando conteúdos audiovisuais que nos deparamos no dia a dia. Vamos conferir alguns?
Sensibilize a audiência
Uma das formas mais eficazes de despertar emoções é contando a história da empresa ou associando-a a uma causa ou visão significativa. Essas narrativas engajam e sensibilizam a audiência, humanizando a marca e tornando-a mais autêntica.
E poucas ferramentas comunicam isso de maneira tão impactante quanto um vídeo manifesto. Nesse formato, não se trata apenas de contar a trajetória da empresa, mas de transmitir uma declaração emocional que transcende o institucional, gerando uma conexão profunda e genuína com quem assiste.
Vídeo manifesto para a Altus Sistemas de Automação, produzido pela Recstory
Forneça provas sociais
Hoje em dia, é muito comum dedicarmos um tempo conferindo avaliações e feedbacks de clientes antes de finalizarmos uma compra na internet, não é? Isso ocorre porque precisamos enxergar credibilidade na empresa ou no produto antes de tomar nossa decisão.
E uma empresa se torna muito mais confiável quando a audiência se depara com experiências reais de clientes. Você pode pensar em produzir um vídeo case específico, trazer depoimentos de quem já fez negócios com a empresa e como aquele produto/serviço ajudou.
Aposte em vídeos animados
Vídeos animados atraem, despertam a atenção e deixam as pessoas envolvidas com o conteúdo, por isso eles são uma ótima alternativa para trabalhar a gestão da marca. Além de serem visualmente cativantes, as animações trazem uma narrativa dinâmica.
Você pode abordar diferentes temáticas nesse estilo de vídeo: algo mais emocional ou divertido, trazer um assunto técnico de forma descontraída e de fácil interpretação ou mesmo contar a história da empresa.
Explore vídeos de produto
Seguindo a mesma linha de pensamento das provas sociais, os vídeos explicativos ou de produto ajudam a quebrar qualquer objeção e construir credibilidade no que a empresa está oferecendo para o consumidor.
É possível apresentar todos os detalhes técnicos, usabilidade, informações gerais, os benefícios daquele produto e como ele pode funcionar no dia a dia, e ainda, fazer demonstrações através de um(a) apresentador(a) que carregue as características da marca.
Use bastidores do negócio
Saber como funciona no cotidiano, a preparação para um evento, a produção de um novo vídeo, todos esses bastidores podem criar uma forte conexão com o público da empresa. A parte “não divulgada" de negócios e processos tende a gerar muito engajamento.
Isso acontece porque as pessoas têm uma curiosidade sobre como as coisas funcionam e quando uma empresa decide mostrar seu processo interno, ela está oferecendo uma visão mais autêntica e humana, o que pode gerar empatia e maior conexão com a audiência.
Ao final desse artigo, você já sabe novas formas de usar vídeos na estratégia de branding. Agora, já está pronto(a) para colocar a mão na massa e produzir seus vídeos!
Se ficou com vontade de produzir seus vídeos, chame nossa equipe! A Recstory atende o mercado corporativo e publicitário na região sul, São Paulo e outros estados, produzindo filmes qualidade.
Também contamos com um estúdio próprio em Novo Hamburgo/RS para produção de podcast, vídeos de conteúdo, videoaulas e cursos. Com cenários personalizados, infraestrutura completa, equipamentos profissionais e equipe experiente para te ajudar.
Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!
Comments