A acessibilidade é uma temática cada vez mais importante na sociedade e merece um olhar especial. Cria-se formas e ambientes adaptados para que pessoas com deficiência possam ter autonomia no seu dia-a-dia.
Mas, conteúdos audiovisuais acessíveis para fins de entretenimento e educação são de igual importância. Não há como negar a popularidade cada vez mais crescente desse tipo de mídia e a facilidade em ser acessada pelo usuário. Entretanto, a necessidade de tornar os vídeos mais acessíveis ao público vai além de tornar a comunicação efetiva. Trata-se de fortalecer a imagem da marca no mercado.
Neste artigo, vamos explicar a importância da acessibilidade na hora de produzir seus vídeos. Confira a seguir.
14% da população brasileira precisa de recursos alternativos para compreender conteúdos exprimidos em diálogos e recursos audiovisuais.
Fonte: Dados do IBGE, 2018.
A partir da informação acima, começamos a identificar a real importância de entregar vídeos acessíveis ao público. A acessibilidade no meio digital permite o acesso à informações fornecidas através dele. Significa dizer, que todas as pessoas possam compreender conteúdos em vídeo de maneira simples e sem objeções.
Além disso, você sabia que 85% dos vídeos que circulam no Facebook são reproduzidos sem som? Essa estatística mostra a importância de inserir legenda em vídeos. Caso contrário, o público pode rejeitar o seu conteúdo antes mesmo de entender sobre o que ele se trata.
A importância da acessibilidade na hora de produzir vídeos
Quando se fala em acessibilidade em vídeos, muitos pensam que basta adicionar legenda para que um conteúdo se torne acessível. Apesar de realmente ser importante, não é o suficiente. Explicaremos o motivo.
Para as pessoas que perderam a audição após o período de alfabetização, a leitura de legendas é semelhante à experiência de um telespectador não-surdo.
Porém, para quem nasceu surdo ou perdeu a audição antes do processo de alfabetização, as legendas não auxiliam. Para que todos os surdos tenham acesso ao vídeo, é imprescindível que ele seja traduzido em Libras.
Por sua vez, os deficientes visuais também deixam de acompanhar determinado conteúdo por não conseguirem ver as imagens mostradas. E neste caso, recomenda-se audiodescrição. Assim, possibilita-se que o usuário possa ouvir tudo aquilo que está presente no vídeo.
Como começar a trabalhar a acessibilidade em vídeos?
Agora que você compreende a importância da acessibilidade na hora de produzir vídeos, vamos te dar boas dias para começar a divulgar vídeos acessíveis a todos os públicos. Continue a leitura!
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que as formas de tornar os conteúdos audiovisuais mais acessíveis são através de legendas, Libras e audiodescrição. O uso de audiodescrição é quando uma pessoa narra a cena que está acontecendo, enquanto legendas incluem as falas presentes e quando uma música está tocando.
Com isso em mente, avalia as mídias que você deseja divulgar tais conteúdos. Dica: percebendo seu papel no trabalho de inclusão, as redes sociais estão buscando investir em maneiras para melhorar a experiência dos usuários. Por exemplo:
YouTube: na plataforma o usuário pode habilitar o Closed Caption, mas o vídeo e o arquivo de legenda precisam ser totalmente carregados. Outra possibilidade são as legendas automáticas disponíveis na plataforma por reconhecimento de voz.
Netflix: ao assistir um conteúdo no streaming, é possível ativar o CC e audiodescrição, porém o recurso de Libras não está disponível no momento.
Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook: oferecem a opção de texto alternativo. Para acrescentar a descrição, basta ajustar as configurações do conteúdo, selecionar a opção para escrever texto alternativo e fazer a sua descrição.
Ao chegar até aqui, você já conhece a importância da acessibilidade em vídeos e sabe como trabalhá-la em seus conteúdos. Vale lembrar que os recursos citados não vão atender apenas às pessoas com deficiência. Como dissemos, muitos usuários assistem aos conteúdos sem som.
Um indivíduo de outro país pode se interessar pelo seu vídeo e com isso, seu negócio tem uma oportunidade de expansão. Uma pessoa está assistindo um material audiovisual mas não pode ativar o som do conteúdo. Essas são apenas duas situações em que a legenda é indispensável em um conteúdo audiovisual.
A produtora de vídeo Recstory, oferece - além de serviços de produção e captação audiovisual - trabalho de legendagem de vídeos para fazer a sua empresa crescer e ter um diferencial na hora de se comunicar com o público, seja ele consumidor ou colaborador.
Atendemos no mercado empresarial e publicitário desde 2013 atendendo demandas de produção audiovisual.
Acesse o site e conheça nosso trabalho.
Comments