Dentro do marketing digital existem diversas estratégias que visam gerar conversões e engajamento. Toda empresa se preocupa em educar seu público através de bons conteúdos e não perdê-los ao longo da comunicação.
E uma dessas práticas é o webinar, utilizado tanto como forma de comunicação, quanto de transmissão de conteúdos educativos. O formato vem sendo aplicado por corporações antes mesmo do boom das transmissões ao vivo.
Mas como todo conteúdo audiovisual, o webinar requer uma atenção especial. E se tratando de um formato ao vivo, demanda uma preparação necessária para que tudo ocorra conforme o esperado.
Por isso, no artigo dessa semana vamos apresentar 5 passos para escrever um roteiro para seu webinar.
Em artigos anteriores, já ressaltamos a importância do roteiro no audiovisual e boas dicas para elabora-lo com aptidão. Seja para vídeo institucional, ou com depoimentos.
E como o roteiro é, antes de tudo, uma ferramenta de organização, ele se torna indispensável para eventos ao vivo. Visto que improvisos, nesse caso específico, podem afetar diretamente no sucesso do seu conteúdo, e não há possibilidade de regravar ou fazer ajustes na edição.
Separamos 5 passos para escrever um roteiro para seu webinar. Confira a seguir:
1. Estabeleça uma temática
Delimitar o seu webinar em um tema específico, facilita na hora de escrever seu roteiro e evitar que o assunto se perca durante o evento. É importante que o tema esteja bem alinhado com o interesse do seu público.
Os conteúdos já publicados pela sua empresa podem ser ótimas ferramentas para mapear o que está em alta entre seus usuários: seja nas redes sociais, blog post ou e-mail marketing do seu negócio.
2. Identifique os objetivos
Com um tema conciso e bem delimitado, você pode traçar os objetivos que busca atingir através do webinar: acelerar a decisão de compra, educar o consumidor, gerar conexão ou até atrair novos clientes.
Isso auxilia a ter uma visão clara do que a empresa espera alcançar com aquele conteúdo. E com isso em mente, todas as outras etapas ficarão mais simples de definir e estruturar.
3. Mapeie o público-alvo
É de extrema importância que você conheça seu público e que ele se identifique com aquela mensagem. Quando você define uma temática e os objetivos do webinar, já fica mais claro entender para quem o conteúdo se destina.
Esse mapeamento pode acontecer através da elaboração de uma persona ou de um estudo baseado nas informações dos seus seguidores.
4. Defina o tempo
Um conteúdo dinâmico e que vai direto ao ponto tem mais chances de prender a atenção do público até o final. Eventos extensos demais podem acabar cansando a audiência e fazê-la abandona-lo.
Estipule uma duração média separando por bloco de introdução, apresentação, dúvidas do público e um CTA para encerramento. Assim, o evento transmitirá autoridade e domínio no assunto.
5. Realize testes e revise
Testes são importantes para diversas etapas do webinar: verificar se o texto está fechando no tempo estipulado, se os equipamentos estão funcionando, além disso, auxilia na fluidez do apresentador.
O roteiro também precisa passar por essa etapa de revisão para que esteja coeso e dentro dos objetivos estabelecidos.
Com as informações acima definidas, é hora de colocar tudo no papel e se preparar para o webinar. E vale treinar tudo, hein? Como será a sua saudação e encerramento, os gatilhos que você irá inserir ao longo do evento e como irá interagir com sua audiência.
Organizar e planejar com antecedência todo o material de apresentação através de um roteiro fará com que o seu webinar seja mais coeso, prático, além de evitar surpresas desagradáveis.
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