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4 táticas de vídeo SEO para sua empresa ficar no topo do Google - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 8 de abr. de 2020



62% de todas as buscas realizadas no Google incluem vídeos.

Os produtores de conteúdo para site e blog já estão familiarizados com o termo SEO.

Entender seu significado e importância é simples: ao pesquisar um termo no Google, você utiliza palavras-chave, certo? Para entregar aquilo que está sendo buscado, o mecanismo de pesquisa analisa uma série de sites que possam solucionar a dúvida, com base na relevância desse conteúdo. O SEO é o conjunto de técnicas por trás da pesquisa, que otimiza o conteúdo para que o mesmo seja reconhecido pelos motores de busca e apareça nos primeiros lugares.

Com o vídeo SEO acontece da mesma forma, pois os vídeos são ranqueados para que assim, possam ser encontrados com facilidade.


A importância do vídeo SEO


Com os vídeos ganhando cada vez mais visibilidade e notoriedade dos usuários, muitas marcas começaram a apostar nesse modelo de conteúdo.

Resultados com vídeos recebem 41% mais cliques do que outros conteúdos.

E o vídeo SEO pode fazer com que o seu conteúdo alcance mais pessoas, fique nos primeiros resultados do Google e o melhor: gera tráfego orgânico, ou seja, você não paga nada por isso - com exceção dos anúncios em destaque, localizados na parte superior ou na lateral direita da página -. Para melhor posicionar o seu vídeo, basta ficar atento a algumas técnicas de otimização, e é sobre elas que vamos falar nos próximos tópicos.


1. Palavras-chave


Se tratando de SEO, uma das táticas mais importantes é a escolha das palavras-chave, é através delas que o público encontrará o seu conteúdo no momento da pesquisa.

Analise quais termos tem relevância para o seu conteúdo, quais são as dúvidas e necessidades do seu cliente, pelo que ele procura e o que deseja encontrar. Você pode, por exemplo, listar as palavras-chave que tenham ligação ao seu vídeo e/ou segmento de atuação, pesquisá-las em ferramentas como o Keyword Planner do Google ou Ubersuggest, e estudar quais são as melhores opções para o seu negócio.

O importante é anotar todas as palavras-chave que você julgar ser relevante, pesquisar em ferramentas específicas para ter visão de quantas buscas as pessoas fazem mensalmente por tais termos e depois analisar.


2. Canal no YouTube


Sabendo quais são as palavras-chave mais relevantes para a sua área de atuação e público, é hora de planejar um nome e URL para criar um canal no YouTube, a ferramenta de vídeos é essencial se o seu desejo é estar nos primeiros resultados do Google.

Tenha em mente que o nome do canal precisa ter ligação com o seu negócio e ter certo nível de busca.

Existe a opção long tail, que é mais específica e precisa, mas tem um volume de buscas menor. Por outro lado, é uma busca mais exata, isso porque ao pesquisar por "como fazer vídeos em casa", a pessoa quer saber exatamente isso.

Já a head tail é mais ampla, o que torna o volume de buscas, consequentemente maior. Como é o exemplo de "fazer vídeo", pode ser uma pesquisa de produtoras, dicas para gravar vídeos em casa, equipamentos necessários etc.

Para saber como gerenciar um canal no YouTube, leia nosso artigo.


3. Título e descrição


Tão importante quanto a criação de um canal no YouTube, é o planejamento do título e descrição do vídeo.

Lembra das palavras-chave definidas inicialmente? Elas serão importantíssimas no momento de elaboração do título e descrição de um vídeo e devem aparecer em ambos.


Dica: opte por uma head tail no título do vídeo e long tail no corpo da descrição e no conteúdo em vídeo.


4. Transcrições e legendas


As transcrições e legendas, além de ampliarem o acesso ao seu conteúdo audiovisual, ajudam no SEO. Grandes plataformas como Google e YouTube valorizam os conteúdos que contenham legenda, elas são rastreadas pelos mecanismos de busca.

Não se esqueça de inserir as palavras-chave durante a legenda. Por isso é essencial escolher muito bem cada termo, eles estarão presentes em todas as etapas do vídeo SEO.

Se quiser saber mais sobre legenda em vídeo, acesse nosso conteúdo.


Com o conteúdo certo, você garante o sucesso das campanhas da sua empresa.

A produtora de vídeo Recstory oferece serviços que atendem os objetivos do mercado publicitário e empresarial. Atuando com profissionais experientes, realiza a produção de conteúdos em video, desde a animação ao institucional, para que o seu negócio tenha ótimos resultados.


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