Anteriormente, mostramos como utilizar vídeos no WhatsApp para sua empresa. Agora que você já sabe a maneira correta de desfrutar da plataforma, iremos te mostrar 04 passos para usar vídeos no WhatsApp Business, fique com a gente!
1. Duração
Todo produtor de conteúdo tem uma preocupação maior com o tempo de duração dos vídeos. Isso porque é necessário o planejamento de tal conteúdo, para que o mesmo não fique extenso e possa ser compreendido com eficiência e facilidade.
Existem 02 considerações que determinam a escolha do tempo de duração de um vídeo, são elas:
1ª: plataforma
Cada plataforma suporta um tempo de duração diferente. Nesse caso, a dica é analisar o comportamento do perfil de público que utiliza cada plataforma, relacionando-os com o seu próprio público e elaborar conteúdos que atraiam e sejam do interesse de ambos.
2ª: público-alvo
Se a sua intenção é atrair o público adulto, por exemplo, leve em consideração os seus hábitos. Pessoas dessa faixa-etária tendem a possuir uma rotina de trabalho excessiva, ou seja, vídeos breves e diretos podem funcionar melhor.
2. Tamanho do arquivo
Em complemento ao primeiro passo, um conteúdo mais extenso é, consequentemente, propenso a ocupar um espaço maior de armazenamento. Dessa forma, tenha cuidado para que o tamanho do arquivo final não seja tão grande a ponto de levar tempo para carregar e também, não ocupar tanto a memória do dispositivo do usuário, fazendo-o deletar em seguida ou até, não completar o download.
Sem contar que um vídeo muito pesado dificulta no compartilhamento com outros contatos.
DICA: como o WhatsApp limita os arquivos em vídeo em 16MB, soluções como Google Drive e Dropbox permitem o envio de vídeos maiores criando um link do arquivo para compartilhar no WhatsApp. Se o conteúdo é maior de 16MB, ainda existe a possibilidade de utilizar compressores de arquivos online.
3. Legenda
Está cada vez mais frequente encontrar vídeos empresariais legendados, e os motivos são diversos, você pode conferir todos eles nesse artigo.
Em relação ao WhatsApp, as legendas se tornam necessárias para que não existam barreiras que impeçam o usuário de abrir o seu conteúdo. Se uma pessoa quer assistir o vídeo em determinado momento, mas não pode ativar o som, com a legenda será possível compreender a mensagem contida no material sem empecilhos.
4. Call to action
O call to action incentiva o público a realizar uma ação, ou seja, botões como "acesse o link" ou "saiba mais". É importante que durante o seu vídeo, principalmente no final, você chame o espectador para uma ação, ou ainda, escreva uma mensagem ao encerrar a conversa convidando-o para acessar o seu site para mais informações.
O WhatsApp deixou de ser apenas uma ferramenta de uso pessoal e passou a auxiliar as empresas em sua estratégia de comunicação. E o uso de vídeos para WhatsApp pode ser uma forma a mais de encantar e atrair os atuais e futuros clientes da sua empresa.
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