Os conteúdos em vídeo são recursos que fogem da comunicação convencional e podemos dizer que é por esse motivo que eles estão sendo cada vez mais vistos e com diferentes funcionalidades: para entretenimento, consumo de informações e ferramentas empresariais - tanto para comunicação externa, quanto interna.
Mas para que os materiais audiovisuais tenham sucesso e entreguem a mensagem com eficácia, é preciso seguir algumas etapas e ter alguns cuidados. Como em todo e qualquer projeto, os vídeos também demandam uma série de passos e olhares minuciosos para que o resultado final seja positivo e atinja o objetivo traçado.
No artigo dessa semana, separamos 4 dicas valiosas que se encaixam em qualquer produção audiovisual que a sua empresa for produzir. Continue a leitura!
4 dicas valiosas para qualquer produção audiovisual corporativa
Antes de adentrarmos nas dicas, é importante ressaltar que o mercado dos vídeos corporativos abrange uma vasta gama de produções. Para essa finalidade, temos os filmes institucionais, comerciais, conceitos, manifestos, animações explicativas e também os conteúdos voltados para comunicação interna.
E na hora de produzir os vídeos da sua empresa, a equipe precisa ter em mente e organizar alguns itens antes de iniciar o processo de filmagem. As 4 dicas que vamos apresentar a seguir podem ser aplicadas em qualquer produção e vão te ajudar em diversos quesitos.
1. Foque na mensagem
Quando sua empresa estiver pensando em produzir um vídeo institucional, por exemplo, certifique-se de transmitir uma única mensagem, tente não fugir do foco do formato ao apresentar informações demais. O mesmo vale para comerciais, manifestos ou animações.
Nos vídeos internos, a dica é não usar o mesmo material para comunicar assuntos que não tenham semelhança entre si. Por que? Se você tentar abordar temas distintos, pode perder a atenção da audiência ou até mesmo confundi-la, causando uma sobrecarga de informações.
2. Tenha uma estrutura narrativa
A segunda dica tem ligação com a sobrecarga de informação. Vídeos que não têm uma boa estrutura narrativa, que apresentam as informações de maneira solta, sem uma certa ordem, pode confundir quem estiver assistindo seu vídeo.
Garantir que o vídeo corporativo tenha uma estrutura narrativa concisa, torna sua mensagem mais forte, eficaz, compreensível e faz com que o telespectador lembre dela por mais tempo. Você pode fazer isso através do storytelling, por exemplo.
3. Trabalhe a trilha sonora
Um bom trabalho de áudio tende a enriquecer o seu conteúdo audiovisual. Ele é capaz de construir o tom do vídeo, despertar sensações e reforçar e mensagem, especialmente se houver um apresentador ou colaborador dando um depoimento.
Na animação você pode ousar ainda mais, inserindo diversos efeitos sonoros que vão ajudar a reforçar a mensagem e tornar o conteúdo ainda mais atrativo. Use os recursos disponíveis a seu favor.
4. Use legendas
Se o vídeo da sua empresa tem como apoio a fala de um colaborador, ator ou apresentador, não esqueça de inserir legendas. Esse é um recurso fundamental para acessibilidade e comodidade das pessoas.
No dia a dia, são poucas as pessoas que ativam o som para consumir um conteúdo audiovisual (menos de 20%). Por isso um vídeo legendado é tão importante, você evita que a audiência passe pelo seu conteúdo sem consumi-lo.
Como dissemos, as dicas que apresentamos podem - e devem - ser consideradas em qualquer produção audiovisual que a sua empresa estiver planejando. Elas servirão como suporte para que todas as etapas sejam concluídas de acordo com o objetivo do vídeo.
E para produzir os seus vídeos corporativos, a Recstory conta com profissionais experientes, que atuam no mercado audiovisual desde 2013.
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