Em 2018 o YouTube registrou mais de 1,9 bilhão de usuários.
Você conhece o YouTube, certo? Mas você sabia que a plataforma movimenta 500 milhões de horas em exibições de vídeos por dia? Isso mostra que a ferramenta é tão eficiente em termos de consumo, quanto a televisão.
Os vídeos vêm se mostrando essenciais para a estratégia de comunicação das empresas, mais do que isso, é de suma importância estar presente nas mídias online, com um conteúdo atrativo e para o público correto.
E é nesse momento que o YouTube entra em cena: ele auxilia no ranqueamento de buscas, ou seja, fazendo aplicações corretas (como o uso de SEO), o seu vídeo pode aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa de um usuário ao procurar pelas palavras-chave presentes no seu conteúdo. Permite que você tenha controle na otimização dos resultados, isso porque a plataforma disponibiliza métodos para monitorar o ranqueamento dos vídeos e os pontos que podem ser melhorados, assim, você sabe onde mudar e o que manter na estratégia.
Outra coisa importante: o Youtube faz com que o seu vídeo chegue ao público correto. Definindo características quanto à idade, localização e interesses do usuário, a plataforma trabalha para que as palavras-chave que você escolheu, alcancem o público certo.
Mas como gerenciar um canal empresarial no YouTube com aptidão?
1) Planejamento - por trás de uma boa estratégia, existe muito planejamento.
A primeira etapa do processo exige que você defina os objetivos. Isto é, o seu objetivo são visualizações? Aumentar o número de inscritos? Ou ainda, converter visualizações em venda?
Com os objetivos definidos, os KPIs, indicador-chave de performance, medem se as ações dos usuários estão atendendo os objetivos definidos pela sua empresa. Você pode medir a taxa de rejeição ou conversão, visitas em uma página, novos assinantes, origem do tráfego etc.
Por fim, pode parecer óbvio, mas, pesquise o comportamento e características do seu público. Essa é uma etapa essencial no processo de planejamento. Tipo de vídeo, tempo de duração e conteúdo que mais atrai esse usuário, são formas de entender o seu público e produzir um conteúdo relevante para ele.
2) Execução - o caminho para um canal empresarial de sucesso.
O conceito de SEO é extremamente útil para o marketing digital no geral, mas você sabia que ele pode - e deve - ser utilizado nos vídeos também?
Devem-se escolher palavras-chave que representem o conteúdo do vídeo, criar um thumbnail (ou capa) que encha os olhos do usuário, elaborar um título que realmente faça o espectador ter curiosidade em abrir aquele vídeo. Não se esqueça de utilizar tags com relação ao conteúdo, criar uma descrição e inserir as palavras-chave algumas vezes, e também, faça anotações durante o vídeo para levar o usuário a uma postagem anterior ou até mesmo para a página da sua empresa.
3) Análise - monitoramento da performance dos conteúdos.
Quando você conclui a etapa de planejamento e publica seus vídeos no YouTube, chegou o momento de analisar se a performance que os conteúdos estão tendo, são as esperadas. Para a captura das informações, existem diversas ferramentas que te auxiliam caso você não tenha uma equipe especializada.
Uma dessas ferramentas, está inclusa no próprio YouTube, o YouTube Analytics. Com ele, você consegue monitorar cada vídeo individualmente, como analisar o que fez o usuário chegar ao respectivo conteúdo.
Gerenciar o canal de uma empresa no YouTube, requer práticas que vão desde o planejamento até o monitoramento da publicação. Com o planejamento, os seus vídeos chegam ao público correto, tendo mais chances de visualizações, e se utilizados os recursos SEO durante a execução e postagem, as suas chances dobram. Unindo as duas etapas com as análises pós-execução, você tem a possibilidade de ver exatamente onde pode haver melhoria e se a estratégia está sendo certeira.
Grande responsável pelo sucesso de um canal no YouTube, é o próprio vídeo. Pesquise e converse com produtoras de vídeo profissionais, que possuam credibilidade e qualidade nos trabalhos que oferecem.
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